segunda-feira, 27 de junho de 2011

Links: seus tipos


a) Vocês foram capazes de identificar todos os tipos de links citados por Mielniczuk, no site analisado? Citem exemplos dos tipos de Editoriais Narrativos encontrados, de acordo com a tipologia de Mielniczuk.
O site pesquisado foi o correiobraziliense.com.br. No site já se consegue indentificar o Link Conjuntivo, já que os links na página principal do site direciona o usuário para a reportagem completa da matéria. A linguagem Intratextual, todas os links colocados no site colocam o usuário para outra página no mesmo site, não muda o navegador (apenas o link publicitário que leva o usuário para a página da empresa que contratou o espaço). Portanto não utiliza o Intertextual. O correiobraziliense.com.br também usa de tipos de informação link de serviços, como classificados, agenda e cambio, publicitários, e o Link Editorial, já que usa métodos de separação das editorias e organiza as matérias de acordo com a importância.


Editais Narrativos

Acontecimento: Auxiliares da Saúde do DF decretam greve por tempo indeterminado: Neste link, o site mostra os principais motivos da paralização, reivindicações da classe e etc, incluindo ainda um detalhamento do trânsito devido a manifestação.


Detalhamento: No site não foi encontrado nenhum link para detalhamento, os detalhes já constam nas matérias, sem precisar ser colocado links.


Complementação ou ilustração: Imagens do barco Imagination no fundo do Lago Paranoá. Mostra imagens da embarcação no fundo do Lago Paranoá.
Memória: Imagination deve ser rebocado até a margem na terça-feira, dizem bombeiros: Tem Links "Saiba mais" onde mostram matérias já escritas para lembrar os leitores o que já aconteceu.



b) Quais os tipos mais recorrentes de links Editoriais Narrativos? Se faltarem tipos, assinalem quais e tentem explicar por que tais tipos são inexistentes ou muito raros.

Os links mais recorrentes no site são os de acontecimento e os de memória já que o site é jornalistico e tem muitos links de "Saiba Mais" para o usuário reler informações passadas. Link inexistente é o de oposição e exemplificação, já que não se utiliza links, eles são colocados já na matéria.


d) Examinem o uso de links intertextuais. Eles são freqüentes? Busquem exemplos no site analisado. Em que tipo de links eles são mais freqüentes?

Os links interterxtuais são quase inexistentes no site. Apenas foi visto na publicidade, em outros lugares todos os links levam para o mesmo site.


e) O site pesquisado faz uso de links disjuntivos? Listem exemplos.
Não foi encontrado nenhum exemplo do link disjuntivo.


h) Vocês considersa útil essa tipologia de links proposta por Mielniczuk? Que críticas podem ser feitas à tipologia?

Na verdade todos os tipos e tópicos propostos pelo autor são viáveis. Todas elas completam uma metéria para que não deixem o usuário perdido em nenhuma reportagem colocada na web. Essa tipologia só vem a agregar valores que em outros tipos de mídia não são possíveis, por falta de espaço ou de logistica.

Uma crítica que podeira ser feita é em relação ao Link Conjuntivo e Intratextual, eles as vezes se confundem um pouco.

Um comentário:

  1. Oi Caio,

    Trabalho realizado com sucesso! Já lancei as notas finais no sistema. Abs,

    ResponderExcluir